sábado, 23 de outubro de 2021

 


Sira Quiroga é uma jovem e habilidosa costureira que segue uma vida pacata na cidade de Madri nos anos 1930. Às vésperas da Guerra Civil  Espanhola (1936-1939), porém a paixão toma conta de sua mente e de seu corpo.  Deixa a família, o noivo e a simplicidade de sua terra por um amor avassalador por um homem desconhecido.  Em busca de liberdade e dinheiro, ele a leva para Tanger, em Marrocos, uma cidade cosmopolita, exótica e vibrante onde o impensável pode se tornar realidade.

O que era puro glamour reduz-se, de uma hora para outra, a problemas aparentemente insolúveis. Sozinha e endividada, Sira se muda para Tetuán, capital do Protetorado espanhol em Marrocos. Com argúcias inconfessáveis e ajudada por amizades de reputação duvidosa, forja uma nova identidade e consegue montar um elegante ateliê onde atende a clientes de origens remotas e presente insuspeitado.

A partir de então, com a guerra espanhola recém-terminada e a mundial prestes a começar, o destino da protagonista se vê ligado a personagens históricos, dentre os quais se destacam Juan Luis Beigbeder - o enigmático e pouco conhecido ministro de Assuntos Exteriores do primeiro franquismo -, sua amante, a excêntrica Rosalinda Fox, e o adido naval Alan Hillgarth, chefe da inteligência britânica na Espanha durante o período da Segunda Guerra. Os três juntos a levarão  a um arriscado compromisso no qual os tecidos, as pontadas e os moldes de seu ofício se transformarão na fachada visível de algo muito mais turvo e perigoso.

O tempo entre costuras é uma aventura na qual os ateliês de alta-costura, a sofisticação dos grandes hotéis, as conspirações políticas e as obscuras missões dos serviços secretos se fundem com a lealdade por aqueles que amamos e com o poder incontrolável do amor.


Li esse livro no ano passado e agora reparei que nem classifiquei. Vamos ver o que eu lembro... uma história de amor que não deu certo, uma protagonista deixada com uma mão na frente e outra atrás, que graças as suas habilidades como costureira consegue progredir até ter um ateliê só seu. Agora respeitada e bem conceituada é procurada por pessoas envolvidas em espionagem e que ela decidi ajudar.  Mas no meio de toda essa guerra ela só pensa em buscar sua mãe a qual deixou em sua terra natal e sabe que esta ficou muito doente. Sem grandes suspenses ou dramas maiores a história flui e se torna uma leitura agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário