Depois de um naufrágio, um jovem desmemoriado e uma bela mulher chegam á costa de Gales. Ferido e desnorteado, o mesmo logo passa por um teste. Perseguido por um javali, é salvo por um cervo. Apenas para descobrir que ambos eram, na verdade, inimigos antigos, a representação da luta entre o bem e o mal - Dagda, o deus celta do pleno conhecimento, e Rhita Gawr, um demônio.
O jovem ainda não sabia, mas viria a desempenhar um papel crucial na antiga contenda, definindo de uma vez o lado vencedor. Com a ajuda de Branwen, que clama ser sua mãe, aos poucos o menino Emrys começa a desenvolver habilidades muito específicas. Ele consegue se comunicar com os animais, árvores, e muito do que deseja acaba acontecendo, aparentemente sem nenhuma explicação.
Mas logo os poderes de Emrys e a habilidade curativa de Branwen chamam a atenção dos outros moradores da vila. E o inevitável acontece. Condenada à fogueira por bruxaria, Branwen é salva por Emrys, que perde a visão por conta das chamas. No caminho da cura, o menino não apenas desenvolve não apenas a segunda visão, como também o instinto de que deve buscar seu passado.
Ele acaba encontrando a terra mítica de Fincayra, ameaçada por um pacto entre o rei e um poder maligno. Com a ajuda de uma jovem elfa, um duende gigante e um belo esmerilhão, o garoto embarca numa aventura para libertar de vez a deslumbrante ilha entre brumas do mal que a aflige. E para se tornar, ainda, o mais conhecido mago da história.
Após salvar a misteriosa ilha de Fincayra das forças de Rhita Gawr, Merlin está apenas começando a descobrir como usar seus poderes. Agora o Grande Conselho de Fincayra discute de que modo eles devem se unir a fim de reconstruir o que restou da ilha. Mal imagina o jovem mago que terá um papel central nessa história. Merlin recebe a tarefa de percorrer o continente tocando a Harpa Florescente, um dos Tesouros de Fincayra capaz de reverter todos os danos causados pela praga.
Mesmo determinado a cumprir sua missão Merlin começa a pensar em sua mãe, Elen, e acaba se afastando de seu objetivo. Ele decide trazê-la de uma vez por todas para Fincayra... embora tenha consciência de que isso pode atrair a atenção de Gawr. Quando obtém sucesso em sua ambiciosa empreitada, porém, o inevitável acontece. Acometida pela sombra da morte - uma maldição proferida por Rhita Gawr - Elen adoece. Segundo a profecia, ela minguará, assim como a lua, depois de ter passado por suas quatro fases.
Se quiser salvr a mãe, o jovem mago precisa correr contra o tempo. Para isso, o espírito de Tuatha, o lendário avô de Merlin, dia que o garoto deve dominar as Sete Canções da Magia. Com apenas um mês para salvar Elen, ele então parte em uma aventura épica ao lado de Rhia e um bufão deprimente chamado Bumbelwy para cumprir sua nova e mais importante missão.
Após seguir o tortuoso caminho das Sete Canções da Magia e ter salvado Elen da ,aldição de Rhita Gawr, Merlin precisa enfrentar um velho fantasma que ainda ssombra seu destino: o fogo. O terrível dragão Valdearg, acordado de seu sono profundo, ameaça destruir a terra mítica de Fincayra e seus habitantes para vingar a morte de sua cria.
Predestinado a enfrentar a criatura - uma vez derrotado por seu avô, o famoso mago Tuatha - , Merlin se vê na iminência de uma batalha cruel para salvar sua vida e a das pessoas que ama. Porém um mal ainda pior reside no continente. Monstros há muito esquecidos, os kreelixes, comedores de magia, retornaram para expurgar da terra todo o tipo de poder mágico e seus defensores.
Assolado pela força das criaturas e em meio a uma inesperada traição, Merlin perde todos os seus poderes e, ainda assim, embarca em mais uma jornada, junto aos seus novos amigos Eremon e Hallia, para salvar Fincayra de seu terrível destino. Agora o jovem precisa correr para evitar o seu trágico fim, ou, pior, o fim de Fincayra.
Sem qualquer resquício de seu poder mágico, talvez Merlin perceba que abrir mão dele seja o primeiro passo pata descobrir onde realmente reside a essência de sua magia.
Depois de salvar Fincayra dos impiedosos kreelixes e de recuperar sua magia, a única preocupação de Merlin parece ser controlar sua sombra - que insiste em zombar do mago. No entanto, devido a um feitiço mal executado, Merlin e Hallia, a menina-corça, acabam nas margens do Brejo Assombrado, onde as árvores parecem gemer de medo e estranhas criaturas têm surgido.
Quando uma ave rouba sua espada e a abandona nos confinas do Brejo, Merlin precisa enfrentar o medo e se aventurar no local de onde todos estão tentando fugir. Uma estranha magia tomou conta do Brejo Assombrado e, se quiser recuperar a espada que faz parte de seu futuro, o mago terá que investigar o que - ou quem - está causando isso.
Ao lado de Hallia e de um misterioso garoto que surgiu para ajudá-lo, o jovem falcão descobre que não há como escapar de seu destino. Entre a vida e a morte, Merlin precisa confiar sua vida a quem já o traíra, e contar com essa ajud apara acabar com a fonte da magia que dominou o Brejo Assombrado e que parece estar cada vez mais perto.
Em sua jornada pelo assustador território, Merlin encontra um espelho que poderá lhe dar as respostas que procura. Mas, quando observa a superfície polida, a pessoa que vê é a que menos esperava encontrar.
Por enquanto só li até o livro 3. Foram publicados até agora 4 volumes mas a série é bem mais longa.