sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O que é mashup???


Matéria de Natália Rangel, Revista 'Isto é', 2010

"Autores reescrevem obras-primas da literatura  e colocam seus personagens às voltas com vampiros, bruxas a alienígenas

Bruxas, alienígenas, seres mutantes, discos voadores e vampiros povoam a recém-lançada série de livros intitulada "Clássicos fantásticos"(Lua de Papel), uma bem-humorada releitura de obras criadas por consagrados autores brasileiros, como Machado de Assis, Bernardo Guimarães e José de Alencar, permeando os enredos originais com elementos pop e histórias surreais. Bentinho, por exemplo, um dos protagonistas de "Dom Casmurro", terá seu ciúme doentio por Capitu o menor de seus problemas, já que se verá envolvido num duelo com forças androides intergaláticas em "Dom Casmurro e os Discos Voadores", escrito por Lúcio Manfredi. A dramática história da Escrava Isaura (imortalizada na interpretação da atriz Lucélia Santos) se transforma num thriller de terror em que o escravocrata Leôncio é um morto-vivo às voltas com a perda de seus caninos em "A Escrava Isaura e o Vampiro", de Jovane Nunes. O médico Simão Bacamarte, de "O Alienista", terá dessa vez de identificar entre os moradores de Itaguaí os cidadãos que foram afetados por uma misteriosa mutação biológica em "O Alienista Caçador de Mutantes", enredo contemporâneo e tecnológico recriado por Natalia Klein...
Essa tendência literária conhecida como mashup (mistura de conteúdos) já havia produzido nos EUA dois títulos parodiando a autora inglesa Jane Austen e foram lançados recentemente no Brasil: "Orgulho  e Preconceito e Zumbis" e "Razão e Sensibilidade e Monstros Marinhos" (Intríseca), ambos versões dos clássicos da autoria do americano Seth Grahame-Smith. Eles ficaram entre os livros mais vendidos do "The New York Times" no ano passado.
O novo gênero existe há uma década na internet, onde personagens são mixados em histórias narradas em blogs e HQs virtuais. A rigor, foi a popularidade desse formato que provocou sua migração da rede para as editoras. A coleção pretende apresentar tal literatura numa roupagem mais contemporânea e atraente aos leitores apostando que o interesse leve o público à obra original..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário