PARA SALVAR A FRANÇA
DUAS HEROÍNAS EXTRAORDINÁRIAS -
UMA CAMPONESA, A OUTRA UMA RAINHA
FASCINANTE - FARÃO DE TUDO PELO SEU PAÍS.
No sexcentésimo aniversário de nascimento de Joana d'Arc, esta biografia histórica maravilhosamente escrita explora a relação entre duas mulheres notáveis: a jovem guerreira Joana d'Arc e a bela, ambiciosa e astuta Iolanda de Aragão, rainha da Sicília, uma das mulheres mais poderosas da Idade Média.
Envolvida na complicada batalha dinástica da Guerra dos Cem Anos, Iolanda defendeu a causa do delfim contra as forças da Inglaterra e da Borgonha, valendo-se de sua inteligência, diplomacia e vasta rede de espiões. Mas o inimigo parecia invencível. E justamente quando as esperanças da França se esvaíam, uma jovem de suprema coragem chamada Joana d'Arc surgiu dos fins do reino dizendo-se portadora de uma mensagem divina - mensagem que mudaria o curso da história, levando por fim à coroação de Carlos VII e ao triunfo da França.
Com abundância de detalhes históricos e relatos impressionantes de intrigas políticas, A Donzela e a Rainha aprofunda nossa compreensão desse período dramático da história. Como pôde uma camponesa jovem e analfabeta ter acesso ao futuro rei da França, conquistar sua confiança e, finalmente, conduzir seus exércitos à batalha? Só a mão de Deus dirigia Joana?... Ou será que também a de Iolanda de Aragão?
O livro fala mais sobre o indeciso e fraco rei da França e os conspiradores do que sobre a vida de Joana d'Arc, a qual nunca se encontrou com Iolanda de Aragão. Não entendi o porque do título....